• Até 7 dias para devolver a compra
  • Enviamos para todo o Brasil!
  • Em até 12x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Dicas

Caixa de gordura: para que serve e quando limpar?

Publicado em 29.01.2024 |
Visualizações
37 visualizações

A caixa de gordura geralmente é feita de concreto ou PVC e atua como um balde para coletar a gordura. Mas, de que gordura estamos falando? Aquelas que jogamos na pia ao lavar a louça, por exemplo, vão diretamente para a caixa de gordura em vez de ir na rede do esgoto e causar um entupimento.

Neste post do blog você vai entender melhor:

- Como funciona uma caixa de gordura

- Como a caixa de gordura pode entupir?

- Quando devo realizar a limpeza da caixa de gordura?

- Cuidados básicos para não entupir a sua caixa

1 - Como funciona uma caixa de gordura

A caixa de gordura possui em seu interior uma quantidade de água, que basicamente funciona como um filtro de gordura. A água e a gordura que vem da cozinha durante a lavagem das louças, são direcionadas para a caixa de gordura e por conta da água não se misturar com o óleo, toda a gordura sobe para a superfície da caixa.

Mas o que acontece com a água que fica no fundo? Basicamente, ela passa por um tubo que fica embaixo da caixa de gordura e vai direto para a tubulação de esgoto.

É importante ressaltar que a gordura permanece na caixa até ser limpa, por isso a manutenção é importante. As caixas de PVC são menores e mais indicadas para uso em residências, pois são mais fáceis de limpar, instalar e apresentam um custo benefício menor.

As caixas de concreto geralmente são encontradas em locais maiores, pois podem ser projetadas para armazenar uma maior quantidade de gordura.

No geral, as caixas de gordura são cruciais para manter o bom desempenho das tubulações de esgoto. Portanto, elas promovem a filtragem dos materiais que descem pelos ralos, removendo os resíduos sólidos da água antes que esta chegue na central de tratamento do esgoto.

Caixa de gordura DN100 tigre correa materiais eletricos

2 - Como a caixa de gordura pode entupir?

O problema começa quando a caixa de gordura armazena uma quantidade de gordura sólida acima do recomendado. Toda a gordura que é descartada pelo ralo da pia ao lavarmos a louça vai diretamente para os compartimentos da caixa de gordura, que ao decorrer do tempo, passa pelo processo de petrificação.

É nesse momento que a caixa de gordura apresenta sinais de mau funcionamento e pode acabar entupindo. Por esse motivo, é necessário realizar a limpeza recomendada na sua caixa. Um sinal que possivelmente indica a necessidade de limpeza é quando a água da louça demora para descer pelo ralo.

Dependendo do quão suja estiver a sua caixa, em determinadas situações, a gordura pode retornar pelo ralo da sua pia. Você não quer que isso aconteça, né? Então, continue lendo este artigo para descobrir o que fazer para evitar essa situação.

3 - Quando devo realizar a limpeza da caixa de gordura?

O ideal é que a sua caixa de gordura seja limpa a cada 6 meses ou, pelo menos, uma vez por ano. Uma limpeza bem-feita ajudará a evitar entupimentos, refluxo de esgoto e mau cheiro. E não é só isso, o principal é que a limpeza ajuda a preservar o meio ambiente, evitando o risco de que todo o óleo despejado em sua pia, venha a poluir outras fontes de água.

Basicamente, o processo de limpeza é realizado da seguinte maneira: o profissional será responsável por retirar a crosta de gordura e descartar no lixo orgânico. Caso deseje fazer você mesmo, o processo não é complicado, siga os passos abaixo: 

- Ferramentas necessárias: sacos de lixo, luvas de borracha e um balde.
- Remova a tampa: as caixas de gordura feitas de PVC geralmente possuem uma tampa de fácil remoção.
- Retire a gordura: Coloque as luvas e utilize o balde para remover a gordura. Depois, coloque tudo dentro de um saco de lixo.

Em algumas lojas, é possível encontrar bactérias que comem a gordura, bastante utilizadas para essas limpezas. No entanto, é recomendado que mesmo com o uso delas, a limpeza manual seja realizada periodicamente.

4 - Cuidados básicos para não entupir a sua caixa 

Fazer a limpeza da sua caixa é fundamental, mas você pode adotar outros hábitos para que ela não venha a entupir tão facilmente:

- Não desentupa com soda cáustica: A soda é um elemento abrasivo que pode causar reações alérgicas e queimaduras. Ao se deparar com a gordura, esse elemento pode gerar o processo de saponificação, causando ainda mais a entupimento do sistema.

- Recolha os restos da comida e jogue no lixo: Esse é básico e muitas pessoas já fazem, mas é importante destacar que jogar os resíduos de comida no ralo pode ajudar ainda mais no entupimento da sua caixa de gordura e causar mau cheiro.

- Não jogue óleo quente no ralo da pia: O óleo quente quando despejado na pia, pode passar pelo processo de petrificação, sendo difícil de remover depois.

Clique aqui l Conheça a caixa de gordura da Tigre

Eai? O que achou do nosso conteúdo sobre caixa de gordura? Aproveita e compartilha esse artigo com os seus amigos e familiares para eles saberem como cuidar da caixa de gordura de suas residências. 

Não fique por fora de nenhuma novidade, nos siga nas redes sociais. Até o próximo artigo!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.