• Até 7 dias para devolver a compra
  • Enviamos para todo o Brasil!
  • Em até 12x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Dicas

Cooktop de indução, elétrico ou a gás: qual escolher?

Publicado em 23.02.2024 |
Visualizações
1.396 visualizações

Ao contrário dos fogões tradicionais, os Cooktops oferecem uma abordagem mais minimalista, eliminando o forno embutido e sendo instalados diretamente na bancada. Essa simplicidade de design não apenas economiza espaço, mas também adiciona um toque de elegância à cozinha moderna. No entanto, a variedade de modelos disponíveis no mercado hoje em dia, pode tornar a escolha do cooktop ideal uma tarefa difícil.

Por isso, com o intuito de te ajudar, neste post do Blog vamos abordar os seguintes temas:

- Cooktop por indução

- Cooktop a Gás

- Cooktop Elétrico

- O que devo analisar antes de escolher o modelo do meu Cooktop?

1 - Cooktop por indução

fogao cooktop de inducao fischer correa materiais eletricos

Nesse modelo, existe um campo eletromagnético que é gerado na superfície do fogão. Quando a panela é colocada em cima, as moléculas da panela são ativadas e ela automaticamente se aquece.

Mas preste muita atenção! O Cooktop por indução exige panelas produzidas em materiais específicos como aço, ferro fundido ou fundo triplo. Uma curiosidade desse modelo é que a superfície dele somente esquenta quando tiver uma panela posicionada no local, caso contrário, o mesmo esfria - evitando acidentes inesperados.

Em questão de custo benefício, esse modelo tende a ser mais caro que os modelos a gás e elétricos, porém esse Cooktop cozinha mais rápido do que qualquer outro modelo e consome menos energia que um elétrico.

Geralmente, a maioria dos cooktops por indução contém botões touchscreen, o que torna suas receitas muito mais práticas de cozinhar!

Vantagens Desvantagens
Recursos automatizados e regulagem de temperatura Não se adapta com qualquer panela
Consome menos energia que o fogão elétrico Não possui forno
Traz mais segurança Não funciona sem energia
Facilidade ao limpar Valor mais elevado que os outros modelos
Aquecimento incomparável com os fogões tradicionais Complexidade em reparos caso precise 
Ocupa pouco espaço Possíveis falhas elétricas

2 - Cooktop a Gás

fogao cooktop eiger fischer correa materiais eletricos

Esse modelo funciona tanto com o botijão de gás quanto com o gás encanado e possui uma instalação simplificada. No cooktop a gás, podemos utilizar qualquer panela, não há um modelo específico.

Outro ponto positivo desse modelo é que pode ser utilizado mesmo sem energia pois você pode acionar o fogo com um isqueiro ou fósforo. Em questões de custo benefício, você encontra diversas opções com preços bem acessíveis, além disso, esse modelo é considerado econômico.

A pequena diferença entre um Fogão a gás e um Cooktop a gás é o seu design. O Cooktop possui um visual mais elegante e compacto, enquanto o Fogão pode ser mais robusto.

3 – Cooktop Elétrico

fogao eletrico agratto correa materiais eletricos

No caso de um Cooktop Elétrico, existe uma resistência aquecida pela energia elétrica que aquece a superfície do Cooktop e das panelas.

Neste caso, o tempo que você utilizará para cozinhar e a temperatura/intensidade impactam no consumo de energia elétrica já que esse modelo opera através do aquecimento de uma resistência.

4 – O que devo analisar antes de escolher o modelo do meu Cooktop?

Agora que você conheceu um pouquinho mais sobre os modelos de Cooktops, vem com a gente descobrir alguns aspectos essenciais para verificar antes de escolher qual modelo você irá optar:

Verifique o espaço disponível: Lembre-se de verificar o espaço disponível para instalar o seu Cooktop. Ele ficará próximo à pia? Você possui uma cozinha sob medida onde será instalado, ou está considerando investir em um móvel específico para essa finalidade?

Escolha a quantidade de queimadores: Se você tem uma família grande ou costuma receber muitos amigos, é essencial ter um Cooktop com mais queimadores, permitindo preparar diversos pratos ao mesmo tempo. Caso não precise dessa capacidade, um Cooktop com 4 queimadores já oferece funcionalidade suficiente.

Determine o material do Cooktop: Atualmente, os materiais mais comuns são o inox e o vidro (vitrocerâmica). Ambos são excelentes em termos de resistência, embora exijam cuidados específicos na limpeza, utilizando produtos adequados para cada material.

Opte por uma boa eficiência energética: É importante escolher um produto com boa eficiência energética, pois ele funcionará com menor consumo de energia, resultando em economia financeira. Portanto, atente-se à etiqueta do Inmetro, que classifica os aparelhos de A (mais eficiente) até E (menos eficiente).

Verifique se o Cooktop possui itens de segurança: Alguns modelos incluem recursos de segurança, tais como bloqueio de controles, indicador de calor residual e detecção de superaquecimento.

Eaí! Aprendeu muito hoje, né? Se você gosta desse tipo de conteúdo, aproveite e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

Ah, e não esqueça de sempre nos acompanhar em nosso blog. Estamos atualizando semanalmente com conteúdos importantes para o dia a dia.

Até o próximo blog! 

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.