• Até 7 dias para devolver a compra
  • Enviamos para todo o Brasil!
  • Em até 12x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Dicas

Conheça os principais tipos de quadros elétricos para instalação em casa!

Publicado em 03.11.2023 |
Visualizações
711 visualizações

Na hora de reformar ou construir é preciso ficar atento a muitos fatores para ter a certeza de que o projeto ficará de acordo com o planejado. No entanto, é muito comum que os consumidores foquem na parte estética e esqueçam da parte técnica, fundamental para a segurança de todos. Um bom exemplo é a estrutura elétrica, que exige muito conhecimento e o apoio de um bom profissional.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

- O que é um quadro elétrico?

- Cuidados na escolha do quadro elétrico

- Principais diferenciais dos quadros de distribuição Tigre

1 - O que é um quadro elétrico?

Item obrigatório em qualquer edificação, o quadro elétrico, também conhecido como quadro de distribuição ou de luz, gerencia toda a rede elétrica. Ou seja, recebe energia de uma ou mais fontes de alimentação e realiza a distribuição dessa energia a diversos circuitos. Também abriga dispositivos de manobra e proteção, como disjuntores, DRs e DPS.

Ele comporta todos os circuitos de instalação do sistema de iluminação, chuveiros, ar condicionado, tomadas e outras necessidades que exigem energia elétrica. E também conecta a potência adequada para cada aparelho, levando em consideração a carga total que a instalação consegue suportar.

Acompanhar do início ao fim o projeto elétrico é uma forma de minimizar riscos e garantir a segurança de todos que circulam pelo ambiente. Afinal, uma instalação feita incorretamente ou um produto de má qualidade pode ocasionar curto circuito, danificando o sistema e, em casos mais graves, ameaça de incêndio.

2 - Cuidados na escolha do quadro elétrico

Existem diversos cuidados que precisam ser tomados na hora de escolher um quadro elétrico para incluir no seu imóvel. Por ser um assunto muito técnico, é natural que surjam dúvidas, por isso, vamos compartilhar algumas dicas para você acertar na escolha!

Normas técnicas: Muitas vezes, o consumidor não tem conhecimento sobre o risco de comprar itens que não são fabricados com material que não propaga fogo. Confira sempre se o quadro elétrico que você está adquirindo atende às principais normas técnicas de segurança, e, principalmente, se o produto possui tecnologia antichamas. Os quadros de distribuição da Tigre, por exemplo, são fabricados em material PVC isolante e antichama e atendem às normas nacionais e internacionais (NBR IEC 60670-1, NBR IEC 60439-3 e NBR 6146).

Tipos de quadros: Existem dois tipos de quadros elétricos, o de embutir e o de sobrepor.  Como o nome sugere, o primeiro fica embutido dentro parede, sendo necessário projetar um recorte na estrutura para a instalação. É uma opção para quem prioriza a estética, já que o modelo não fica tão aparente no imóvel.

quadro de distribuio de embutir Trigre Corra Materiais Eltricos

Já o de sobrepor é instalado na parede com a fixação de parafusos, onde a caixa fica totalmente exposta. Ambos podem ser instalados em todos os tipos de edificações com instalações elétricas de baixa tensão, como prédios residenciais, comerciais e industriais, em estruturas de alvenaria e dry-wall.

quadro de distribuio de sobrepor Trigre Corra Materiais Eltricos

Tamanho correto: É importante se atentar ao tamanho do quadro adequado para o projeto elétrico. Para isso, basta conferir o número de disjuntores necessários para o espaço. Quanto mais pontos de energia, maior será o tamanho do quadro. Também é obrigatório deixar um espaço reserva para futuras instalações, cerca de 25%, por isso, não compre um quadro pensando em suprir apenas os pontos atuais. Observe também se o quadro que você vai adquirir possui bastante espaço interno, para facilitar a passagem dos cabos ou fios.

Tipo de instalação: Outro fator de atenção é se o tipo de instalação será monofásico, bifásico ou trifásico, que também irá definir os disjuntores, que podem ser monopolar, bipolar ou tripolar. A diferenciação se define pela quantidade de condutores elétricos e na variação de voltagem dos aparelhos usados no imóvel.

Design: Acredite, é possível escolher um produto técnico que alie segurança, qualidade e beleza. Os quadros da Tigre, por exemplo, apresentam um conceito diferenciado e exclusivo no mercado, desenvolvido por um time de especialistas em design. Possuem linhas suaves e acabamento discreto, para integrar perfeitamente com o seu ambiente. E contam com duas opções de portas: branca ou transparente, ambas reversíveis com abertura em 180º. Também se destacam pela inovação, cumprindo as principais normas vigentes de segurança com material super resistente e de fácil instalação.

Para projetos que necessitam de modelos mais finos, o quadro de distribuição Slim da Tigre alia design moderno e tamanho ideal para paredes de menor espessura. Além de combinar com qualquer ambiente, também é fácil de instalar e claro, oferece máxima segurança.

Quer garantir qualidade, confiança e durabilidade? Busque pelos produtos Tigre! CLIQUE AQUI E CONFIRA.

3 - Principais diferenciais dos quadros de distribuição Tigre

- Tecnologia antichama: não propagam fogo;

- Evita choques;

- Certificação IP40, conforme NBR 6146;

- Durabilidade e resistência;

- Respeito às normas mais rigorosas de segurança;

- Podem ser instalados em alvenaria e dry wall;

- Fácil instalação;

- Segurança e organização;

- Acompanham adesivos para identificação dos circuitos;

- Porta reversível com abertura em 180º;

- Opções com e sem KIT barramento NEUTRO e TERRA;

- Barramento de FASE e Kit NEUTRO e TERRA pode ser adquirido separadamente.

Quer saber mais? Clique aqui e confira os modelos de quadro de distribuição da Tigre disponíveis em nosso site! 

Agora que você já conferiu as dicas, ficou mais fácil entender o que avaliar na hora de comprar um quadro elétrico para a sua obra, certo? Mas não esqueça de contratar um bom profissional para garantir que as instalações elétricas sejam feitas de forma correta, para garantir ao máximo a segurança das pessoas e a durabilidade dos produtos. E nunca mexa com energia elétrica sem ter conhecimento e EPIs necessários!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.