• Até 7 dias para devolver a compra
  • Enviamos para todo o Brasil!
  • Em até 12x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Dicas

Descubra o modelo ideal de luminária para o seu ambiente!

Publicado em 09.10.2023 |
Visualizações
53 visualizações

Uma dúvida muito comum na hora de comprar a luminária ideal para os ambientes é saber qual modelo escolher, afinal, contamos com diversos itens de iluminação hoje no mercado. Então, se você planeja projetar a sua iluminação e não sabe por onde começar, continue lendo este artigo, pois iremos explicar a diferença de cada modelo. Atualmente, as luminárias mais utilizadas incluem: arandelas, lustres, pendentes, perfis de LED, placas e painéis de LED, plafons, spots e trilhos.

Vamos conhecer a diferença entre alguns deles? Vamos lá!

Tipos de luminárias

1 – Lustres

lustre

São compostos por vários braços (ramificações para várias lâmpadas) e são suspensos no teto. Os lustres servem para iluminação principal ou apenas para decorar o ambiente. Hoje em dia, encontramos peças muito valiosas e robustas, com cristais, e também peças mais simples, mas que cumprem muito bem a função de iluminar.

O volume do lustre (quantidade e comprimento dos braços) e a altura do cômodo são pontos essenciais a serem considerados na hora de escolher o seu lustre. Eles são utilizados principalmente em halls de entrada e salas de estar.

2- Pendentes 

pendentes

São luminárias consideradas mais decorativas e se caracterizam por peças fixadas ao teto através de um fio ou cabo. Os pendentes geralmente fornecem luz de forma direta para um determinado espaço. Hoje, encontramos diversos modelos de pendentes, desde os mais rústicos, clássicos e minimalistas até os mais chamativos e coloridos.

São utilizados na maioria das vezes para iluminação em bancadas, mesas, mezaninos, etc.

3 - Plafons

Plafons

É uma luminária de teto que pode ser utilizada como iluminação geral de um ambiente. Você encontra modelos de sobrepor e embutir:

Sobrepor: O equipamento fica preso à laje.

Embutir: Quando se fixa ao forro de gesso.

Lembre-se de escolher o plafon ideal para o tamanho do seu ambiente. Quanto maior o ambiente, maior terá que ser o plafon para que ele consiga iluminar adequadamente. Além disso, os plafons contam com a possibilidade de terem formatos e desenhos diferentes (com iluminação de LED) e base para encaixe de lâmpadas em alguns modelos.

4 - Spots 

spots

São peças que geralmente acomodam lâmpadas de diferentes modelos e auxiliam no acabamento do teto, proporcionando iluminação focal em vez de iluminação geral. Existem modelos de sobrepor e modelos de embutir produzidos em diferentes formatos, sendo os mais comuns os quadrados, redondos e retangulares.

Geralmente, são utilizados em decorações para nichos, escritórios, banheiros, etc. Existem diversos tipos: unitários, duplos, triplos e quádruplos, além de modelos mistos.

5 - Trilhos

trilho

Os trilhos luminosos são soluções contemporâneas e práticas para iluminação. Fixados no teto, essas hastes metálicas não só abrigam a fiação elétrica, mas também suportam uma variedade de luminárias, como spots, plafons e pendentes, proporcionando um visual moderno e urbano ao ambiente.

Sua principal vantagem está na flexibilidade. Os trilhos permitem personalização na instalação através de emendas e conexões, criando arranjos únicos. Modelos com circuitos independentes possibilitam controlar quais luminárias ficam acesas, criando diferentes cenários luminosos.

6 - Perfies de LED

Perfies de LED

Essas peças oferecem uma iluminação difusa e acolhedora, transformando espaços com sua luz suave e confortável. Além disso, no mercado, encontramos opções com um fluxo luminoso impressionante, tornando-os não apenas decorativos, mas também funcionais para iluminação geral.

Com os perfis de LED é possível obter o efeito wall washer e destacar ainda mais as texturas e elementos decorativos no espaço.

7 - Placas e Paines de LED

Placas e Paines de LED

Placas e painéis de LED são escolhas ideais quando a iluminação intensa é crucial, especialmente em ambientes de trabalho. Enquanto as placas de LED oferecem qualidade superior e durabilidade, seu custo é um pouco mais alto em comparação aos painéis de LED.

Essas luminárias, embora não se destaquem pelo apelo decorativo, iluminam de forma uniforme e são frequentemente combinadas com outras peças para iluminar espaços comerciais, escritórios e residências. Disponíveis em várias temperaturas de cor, garantem uma luz clara e nítida.

Agora que você conhece as opções de luminárias disponíveis, pode escolher a iluminação ideal para qualquer ambiente.

Com o conhecimento em mãos, ilumine seu ambiente com estilo e eficiência, criando a atmosfera perfeita para cada ocasião! Aproveite e nos siga ns redes sociais abaixo e fique por dentro de todas as novidades! :) 

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.