• Até 7 dias para devolver a compra
  • Enviamos para todo o Brasil!
  • Em até 12x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio

Dicas

Aprenda a reduzir o consumo de energia com o Ar Condicionado!

Publicado em 25.08.2023 |
Visualizações
1.034 visualizações

Em dias quentes, não há como negar a importância do ar condicionado para refrescar nossas vidas, especialmente em regiões do Brasil onde as temperaturas elevadas e os dias quentes são predominantes. Essa busca por conforto muitas vezes vem acompanhada de uma fatura de energia muito alta e geralmente, isso só acontece quando utilizamos modelos de ar condicionado que consomem quantidades consideráveis de energia elétrica.

Mas relaxa! Há diversas medidas que podemos adotar para evitar que nossa conta de energia venha tão alta assim.

Afinal, como posso economizar mais energia utilizando um Ar condicionado?

1. Opte por aparelhos de classificação A

Ao comprar um produto, é fundamental observar a classificação de consumo de energia da Procel. Quanto mais próxima da classificação 'A', mais eficiente o aparelho e menor o gasto. Isso não só economiza dinheiro, mas também apoia a sustentabilidade e reduz o impacto ambiental. Optar por eficiência energética não é apenas uma compra inteligente, é um passo rumo a um futuro mais econômico.

2. Faça a instalação correta do seu Ar

Antes de instalar um ar condicionado, calcule a capacidade em BTU/h necessária para o espaço e leve em conta fatores como tamanho, isolamento e exposição solar. Além disso, escolha um local adequado, com orientação técnica, para otimizar o desempenho e economizar energia. A unidade externa deve ser posicionada em local arejado e sombreado, evitando o superaquecimento.

Isso maximizará a eficiência do ar condicionado e prolongará sua vida útil, resultando em conforto térmico e economia energética.

3. Escolha ar condicionado inverter

Ar condicionado inverter agratto

O modelo inverter possibilita até 60% de economia, comparados aos que não possuem essa tecnologia. Confira os benefícios desses modelos:

- MENOR CONSUMO ENERGÉTICO: Conta com um menor consumo energético, chegando até 60% de economia em relação aos aparelhos convencionais.

- DURABILIDADE: Conta com menos desgaste mecânico em comparação com os compressores dos sistemas tradicionais, que ligam e desligam repetidamente.

- MENOR TEMPO DE OPERAÇÃO: Geralmente, atinge a temperatura desejada com menor tempo que o convencional. Isto porque o fluido refrigerante (gás) circula com maior pressão no aparelho.

- MENOR RUÍDO: Justamente pela estabilização da temperatura, o compressor não precisa ficar parando e voltando e, por isso, o ruído que se gera é muito pequeno, deixando o ambiente silencioso!

4. Ajuste a temperatura de forma adequada

Evite temperaturas excessivamente baixas no seu ar-condicionado, conforme recomendado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estabelece 23ºC como temperatura ideal para ambientes domésticos. A baixa temperatura não proporciona um resfriamento mais rápido e resulta em maior consumo de energia - Essa prática sobrecarrega o motor e o compressor do aparelho, gerando um gasto desnecessário.

5. Faça a limpeza do ar regularmente 

Um filtro sujo em um ar condicionado pode resultar em mais do que apenas problemas respiratórios. As partículas de sujeira que se acumulam no aparelho não somente dificultam a respiração, mas também têm o potencial de elevar o consumo de energia e comprometer o desempenho geral do ar condicionado.

6. Use a função sleep

Essa funcionalidade permite que o ar condicionado seja desligado automaticamente no horário desejado. Por exemplo, se você planeja dormir com o quarto fresco, é aconselhável ligá-lo alguns minutos antes de deitar e programar o desligamento para um momento mais conveniente para você.

Agora que você já sabe como economizar mais energia utilizando seu ar condicionado, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! 

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.